Memória e Absorção

Como os exercícios podem transformar seu aprendizado

Exercícios ajudam a aprender mesmo

Os exercícios físico é bom para o corpo. Mas, ele também melhora o cérebro e o aprendizado. O hipocampo é responsável pela memória. Ele se beneficia muito da atividade física. Durante o sono, o hipocampo transfere informações para o córtex cerebral. Isso fortalece a memória de longo prazo. No livro Aprendendo a Aprender, de Bárbara Oakley, vemos algumas lições interessantes.

Hipocampo: O Guardião da Memória

Novos neurônios nascem diariamente no hipocampo. Eles só permanecem ativos se forem estimulados por novas experiências de aprendizado. O exercício ajuda a manter ativos esses neurônios. Ele cria novas conexões no cérebro. Elas são fundamentais para a memória e o aprendizado.

Benefícios químicos dos exercícios

Quando exercitamos, nosso corpo libera BDNF, o “hormônio do crescimento neuronal”. Funciona como um adubo para nossos neurônios. Fortalece as sinapses, promovendo o bem-estar do cérebro. Neurônios saudáveis se conectam melhor, melhorando a comunicação e a criatividade.

Alimentação saudável: um parceiro dos exercícios

Uma dieta equilibrada potencializa os efeitos do exercício no aprendizado. Quando você come frutas e vegetais a saúde do cérebro agradece. Evite alimentos industrializados e açucarados ajuda a manter o cérebro funcionando bem, a regra é “descasque mais e desembale menos”.

Aprendizado Autodidata e Recursos Online

Aprender sozinho, com recursos online, pode ajudar a adquirir novas habilidades. Com determinação e prática, é possível aprender a partir da internet. É possível, e de forma eficaz, com as informações disponíveis.

Exercícios: uma ferramenta multifuncional

Exercícios físicos não só ajudam a melhorar o corpo, eles ajudam também o bem-estar mental. O exercício estimula a produção de substâncias químicas no cérebro, como serotonina e dopamina. Elas são conhecidas por serem essenciais para o pensamento criativo e a resolução de problemas. Os exercícios também melhoram a cognição e a concentração. Além disso, ajudam na recuperação de problemas de saúde mental. 

Dicas práticas para incorporar os exercícios físicos na sua rotina

Fazer exercícios simples, como abdominais ou polichinelos, nas pausas de estudo pode melhorar sua retenção e compreensão. Tente incluir exercícios em sua rotina diária. Isso vai maximizar seu aprendizado. 

Conclusão

Exercitar-se beneficia o corpo e a mente. A atividade física e o autoaprendizado nos ajudam a superar desafios e a ter sucesso. Portanto, não espere mais: movimente-se, aprenda e veja seu cérebro florescer!

Bibliografia

OAKLEY, Barbara. Aprendendo a aprender: como a neurociência da motivação pode ajudá-lo a se tornar um especialista em matemática, ciências e qualquer outra coisa. São Paulo: Penso, 2018.

Admin

Compartilhar
Publicado por:
Admin

Posts Recentes

Como escolher um livro para ler?​​ A leitura inspecional

Para responder a pergunta “como escolher um livro para ler” escolhemos o livro “Como ler…

2 meses atrás

11 dicas definitivas para ter motivação para estudar

Introdução: Ter motivação para estudar não vem de graça Ter motivação para estudar nem sempre…

2 meses atrás

Organizar os Estudos: 5 Estratégias comprovadas

Organizar os estudos é a chave da eficiência Organizar os estudos mostra que estudar não…

2 meses atrás

Ultra-aprendizagem: 5 segredos para aprender mais rápido

Introdução: a arte da ultra-aprendizagem Ultra-aprendizagem é dominar uma nova habilidade em tempo recorde. Scott…

2 meses atrás

Como aprender mais rápido em 10 passos

Introdução: O Poder do Conhecimento Aprender mais rápido não é um talento, aprender é uma…

2 meses atrás

Ler no papel é melhor?

A Revolução Digital e a Experiência da Leitura Ler no papel é melhor? Isso é…

2 meses atrás