Quando você diz “não gosto de estudar” qual é a causa? Acreditamos que seguir nossas paixões significa fazer apenas o que a gente gosta e evitar o que não gostamos. Uma chave para sair disso é expandir nossos interesses. Isso pode abrir portas para novas possibilidades.
Não gosto de estudar: como o cérebro interpreta isso
Nosso cérebro é capaz de mudar e se adaptar com base nas experiências que vivemos. Qualquer um pode aprender uma gama enorme de coisas, desde que saiba aprender de forma eficaz. Existem métodos simples que podem melhorar o aprendizado, e torná-lo mais divertido e envolvente.
Na Prática: Experimente aprender algo novo, ou ir para um lugar sem o Waze. Isso deve desafiar a sua cabeça, como um instrumento musical ou um idioma. Dedique 15 minutos por dia para essa atividade e observe como sua capacidade de aprender e se adaptar melhora com o tempo.
Não tenho tempo para estudar porque não gosto de estudar
Aprender a aprender é uma habilidade que beneficia todo mundo. Desde os melhores alunos até aqueles que têm mais dificuldade. As técnicas certas ajudam a tornar o aprendizado menos sofrido. Isso libera tempo para outras atividades e desenvolve a criatividade para resolver problemas. Você fica tranquilo para fazer outras atividades, porque vai ter feito seu trabalho já.
Na Prática: Use a técnica Pomodoro para estudar. Estude por 25 minutos focados e depois faça uma pausa de 5 minutos. Isso ajuda a manter a concentração.
Como superar o “não gosto de estudar”
Mesmo que você encontre obstáculos em determinados aspectos da vida, é viável superar essas dificuldades com empenho e abordagens adequadas. Recomeçar do zero e avançar aos poucos tem o potencial de converter seus pontos fracos em pontos fortes.
Na Prática: Optar por uma disciplina ou habilidade na qual você não se sinta tão seguro(a) é uma boa ideia. estabeleça objetivos modestos semanais para evoluir nela gradualmente! Se for matemática o seu ponto fraco escolhido, experimente resolver exercícios simples por 10 minutos diários pode ser um bom começo. À medida que progredir aumentando o nível de dificuldade gradativamente.
Prática da visualização
Um método eficiente é a “prática da visualização”, que consiste em observação rápida das imagens e títulos de um capítulo antes de lê-lo completamente. Isso permite que o cérebro se prepare para compreender o material mais eficientemente. Além disso, fazer anotações e responder a perguntas durante a leitura auxilia na fixação de novos conceitos.
Na Prática: Antes de mergulhar em um novo capítulo de um livro ou artigo, experimente fazer uma “sessão fotográfica” durante uma caminhada. Passe alguns minutos olhando as imagens, títulos e resumos para preparar seu cérebro. Depois, anote três perguntas que você espera responder ao final da leitura.
Expandindo Horizontes
Focar apenas no que é fácil pode limitar suas oportunidades. Ao expandir seus interesses e aprender novos assuntos, você pode descobrir aventuras e sucessos inesperados. A neurociência nos mostra que nosso cérebro é uma ferramenta incrível, capaz de ser treinada para aprender qualquer coisa.
Na Prática: Dedique um dia por semana para explorar um novo tópico ou hobby fora da sua zona de conforto. Isso pode ser assistir a um documentário sobre um assunto desconhecido ou participar de uma oficina de arte. Essa prática pode revelar novos interesses e habilidades.
Conclusão
Maturidade é fazer o necessário, não só o confortável. Mas, muitas vezes o desconforto nasce da falta de método, de separar um local tranquilo e ter um tempo de qualidade para estudar.
Não deixe que o medo ou a aversão a certos assuntos limitem seu potencial. Com as estratégias certas, é possível explorar novos horizontes e desbloquear um futuro cheio de possibilidades. Aprender a aprender é a chave para alcançar esse potencial.
Na Prática: Faça uma lista de assuntos ou habilidades que você gostaria de aprender ou melhorar. Escolha um para começar e comprometa-se a dedicar tempo regularmente para isso. Reflita mensalmente sobre seu progresso e ajuste suas práticas conforme necessário.
Bibliografia
OAKLEY, Barbara. Aprendendo a aprender: como a neurociência da motivação pode ajudá-lo a se tornar um especialista em matemática, ciências e qualquer outra coisa. São Paulo: Penso, 2018.