Abordaremos um tema crucial: a leitura ativa. Se você seguir alguns passos simples, a leitura pode virar seu mapa do tesouro: o tesouro escondido por trás de cada livro, apostila ou texto que você ler daqui pra frente. Nesse artigo eu vou te apresentar uma visão geral deste método.
A primeira coisa é organizar forma atual de ler para adotar uma leitura ativa. Isso vai aumentar significativamente seu rendimento. Transforme a passividade no pensar em ação consciente e ativa nos estudos. Mas, como fazer isso?
Reflita sobre por que lemos ou estudamos. A resposta óbvia é “Para aprender”. Mas por que queremos aprender? O que é, de fato, aprender? Queremos estudar para aprender. Mas, ansiosos, queremos acabar logo os cursos. Chegamos a ler um livro para terminar logo, sem absorver o conteúdo, apenas virando páginas.
Lemos ou estudamos para aprender, não para concluir materiais ou marcar itens em listas. Quanto antes nos conscientizarmos disso, mais fácil será investir tempo no aprendizado. Atualmente, desejamos resultados rápidos e ficamos ansiosos. Quando não entendemos um parágrafo, nos desesperamos pensando que já deveríamos ter entendido tudo. Infelizmente, a mente não é assim. Nós, meros mortais, precisamos “mastigar” o material, interagir muito com ele. A maioria não tem paciência para isso, considerando que está perdendo tempo. Lembre-se: estudamos para aprender conteúdo, não para terminar material.
Mortimer Adler, em seu clássico “Como Ler Livros” afirma: “Todo aprendizado genuíno é ativo, não passivo.” Nunca assimilaremos um conteúdo passivamente. Precisamos criar as condições, usar ferramentas que nos obriguem a sair da zona de conforto e prestar atenção. Isso ocorre através de um aprendizado ativo. Para isso, faça perguntas para o autor: o que ele quer dizer com leitura ativa? O que é ser passivo nos estudos? Quantas vezes tenho que “mastigar o material”?. Depois, busque as respostas das suas perguntas no texto. A chave é entender que ler é um processo ativo. Nunca aprendemos passivamente.
É como andar de carona: passamos várias vezes pelo mesmo caminho, mas como não dirigimos, não lembramos o trajeto. Precisamos dirigir para lembrar. Por que lembramos mais o caminho quando dirigimos? Porque somos ativos, nos responsabilizamos. Nós é que temos a responsabilidade de aprender, não o livro de nos ensinar. Essa responsabilização nos torna mais atentos, aprendemos mais. No estudo, devemos ser o motorista, não o passageiro.
Para responder a pergunta “como escolher um livro para ler” escolhemos o livro “Como ler…
Introdução: Ter motivação para estudar não vem de graça Ter motivação para estudar nem sempre…
Organizar os estudos é a chave da eficiência Organizar os estudos mostra que estudar não…
Introdução: a arte da ultra-aprendizagem Ultra-aprendizagem é dominar uma nova habilidade em tempo recorde. Scott…
Introdução: O Poder do Conhecimento Aprender mais rápido não é um talento, aprender é uma…
A Revolução Digital e a Experiência da Leitura Ler no papel é melhor? Isso é…